Coelba está no topo das queixas na Bahia

Depois de liderar em 2020 e 2021, a Coelba é a segunda empresa com mais reclamações no Procon da Bahia, além de ter 5.500 queixas no site Reclame Aqui. Na Bahia, só perde para a Embasa, mas sempre está no topo. A maior parte da irritação dos usuários é com as cobranças indevidas e o descaso.

Em 2021, a Assembleia Legislativa da Bahia tentou abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os preços cobrados pela companhia, mas o governo do estado mobilizou sua bancada para enterrar a proposta. Na época, o deputado Tum afirmou que "há pouca transparência na composição dos preços".

Outras queixas que seriam abordadas na CPI eram os prazos e custos para as religações. As queixas contra a Neoenergia Coelba são antigas. Em 2021, o Ministério Público estadual ajuizou uma ação civil pública que incluía irregularidades no serviço, descumprimento de ordens judiciais, cobranças abusivas e em duplicidade.

A ação ainda citava a inserção indevida de usuários no SPC e o corte arbitrário. Neste ano, as queixas passaram a incluir o corte indevido de serviços de internet que usam seus postes. Em Itabuna, centenas de usuáros da Vivo Fibra ficaram sem internet e televisão por 6 horas depois de um erro da Coelba em fevereiro.

Em Morro de São Paulo, a Neoenergia Coelba cortou os cabos dos provedores, deixando a ilha, que depende do turismo, sem internet em todas as pousadas e órgãos públicos. O sindicato dos provedores diz que a empresa retirou os cabos sem combinação prévia com eles.

Um exemplo do descaso da Neoenergia Coelba vem de uma consumidora de Salvador que se queixou no site Reclame Aqui e sequer recebeu uma resposta. Ela conta que pediu a religação no dia 2 de maio e foi informada que o prazo era de 24h. "Faltei o trabalho no dia seguinte e liguei diversas vezes".

Ela conta que os atendentes mentiam, marcando horários que não eram cumpridos. "Seria ligada às 17:05, depois às 18:00 e um Lucas afirmou diversas vezes que seria até 20h". Ela conta que ficou bem mais de 24h sem poder ir ao trabalho por dois dias para esperar a boa vontade da Neoenergia Coelba.

23:52  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro