Camelôs do calçadão são "rearrumados"

A Secretaria da Segurança e Ordem Pública de Itabuna começou a reordenar os ambulantes do centro com a definição de 50 espaços no Calçadão da Rui Barbosa. Mais adiante, ela promete desocupar as calçadas da Avenida do Cinquentenário, uma promessa já feita no ano passado para julho que não foi cumprida.

A Associação Comercial e Empresaria de Itabuna e a CDL apelaram ao Ministério Público estadual contra a desordem no comércio, e pediram que ele obrigasse a Prefeitura a cumprir o Código de Posturas do município. Segundo o secretário Humberto Mattos, a Prefeitura acatou a decisão e está iniciando o reordenamento.

A equação foi para acomodar as pessoas que defendem o pão de cada dia e levam o sustento para suas famílias e, de outro lado, os comerciantes legalmente inscritos na Prefeitura, que pagam impostos e geram empregos, diz Humberto. Ele diz que a solução foi definir espaços para os camelôs sem atrapalhar o espaço dos pedestres.

O secretário afirma que a intenção é acomodar empresários e ambulantessem prejuízos para nenhuma das partes. Ele explica que os ambulantes que ocupam os novos espaços já estavam no Calçadão, apenas foram remanejados. A próxima etapa é ordenar a Avenida do Cinquentenário mantendo a mesma estratégia.

Porém, não existe espaço na Cinquentenário para definir lotes para os camelôs. Qualquer espaço tomado na calçada prejudica os consumidores que compram no centro e têm dificuldade em trafegar pelo passeio. Além disso, todo espaço alocado para os ambulantes vai prejudicar a frente de alguma loja.

“É muito importante salientar que foram meses de reuniões, encontros, etc., com os ambulantes, comerciantes, ACI e CDL. Os próprios ambulantes chegaram até a propor pagamento de uma taxa. Em municípios como Salvador e Feira de Santana há problemas semelhantes, com o pagamento de taxas”, diz Humberto.

18:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro