Baiano comanda a CPMI do 8 de Janeiro

O deputado federal Arthur Maia, do União Brasil da Bahia, foi eleito presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do 8 de janeiro, que vai apurar as responsabilidades dirante o vandalismo em Brasília. A eleição para conduzir os trabalhos do colegiado ocorreu nesta quinta-feira e foi unânime.

Aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, Maia foi referendado depois um acordo de líderes e é considerado imparcial. Com mais de 30 anos na vida política, ele está no quarto mandato federal. Na Câmara, foi o relator da Lei de Responsabilidade das Estatais e da Lei Antiterrorismo e da Reforma Administrativa.

Logo depois de ser eleito, Maia declarou que “aqui, a investigação vai acontecer em praça pública. Vamos descobrir as razões pelas quais a porta foi arrombada”. O senador Cid Gomes (PDT) será o primeiro vice-presidente e o senador Magno Malta (PL) o segundo-vice-presidente.

A relatoria ficará a cargo da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), aliada do ministro da Justiça Flávio Dino, justamente um dos que devem explicações sobre os acontecimentos em Brasília. Documentos e videos apontam para sua omissão durante o quebra-quebra. E ela já mostrou que vai desviar o foco.

Eliziane disse que o plano de trabalho é direcionar as investigações para os financiadores e “autores intelectuais”, pessoas que "incentivaram", numa clara intenção de caçar bolsonaristas e opositores de Lula 3. Mas não foi esse o tema do requerimento, feito pela oposição e sabotado pelo governo.

A intenção da CPMI, expressa no requerimento aprovado, é investigar se houve leniência do governo com quem destruiu prédios públicos. Além disso, averiguar as condições das pessoas que foram presas e são acusadas de participarem dos atos de depredação. Com Oeste

19:37  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro