BA tem verba para reduzir fila imoral

A Bahia está entre os 19 estados que receberam recursos do Ministério da Saúde para reduzir a fila de espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde. Há mais de 15 anos a Bahia mantém milhares de pessoas na fila de espera, muitas das quais morrem antes de passar pela cirurgia.

Hoje a fila chega a mais de 78 mil pessoas e nem todas serão atendidas. O dinheiro repassado para a Bahia será suficiente para fazer 54 mil procedimentos, o que deixa ainda 24 mil baianos sem esperança de passar pela cirurgia que precisa. A maioria está esperando há mais de um ano, inclusive por cirurgias urgentes.

Entre os estados que já aderiram ao plano de diminuir as filas, existem 679 mil procedimentos atrasados, e a Bahia se destaca por ser responsável por 11,6% de todas as cirurgias atrasadas do país, um retrato da incompetência em regular a Saúde. A fila interminável de cirurgias é denunciada pela imprensa há anos.

Cada estado estabelece as cirurgias prioritárias e elabora um plano a ser apresentado ao Ministério da Saúde. Segundo a pasta, já foram repassados, desde fevereiro, mais de R$ 14 milhões para o governo baiano reduzir a fila, mas ela quase não diminuiu. Novos repasses devem acontecer até o final deste ano.

22:21  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro