Trecho de Ilhéus da Fiol inicia as obras
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá um trecho construído no sul da Bahia pelo consórcio TCR-10, formado por uma empresa brasileira e uma chinesa. O trecho tem 127 quilômetros e a ordem de serviço para a execução das obras deve ser assinada em até duas semanas, segundo o Governo da Bahia.
O trecho da ferrovia passará por Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. As obras custarão R$ 1,1 bilhão e têm previsão de conclusão em até 36 meses. Ela é fruto do leilão promovido pelo governo do presidente Jair Bolsonaro na Bolsa de Valores.
Durante os 36 meses da construção devem ser gerados cerca de 1.200 empregos, com contratações graduais, à medida em que as obras avancem nos municípios do Lote 1F. A Fiol ligará o Porto Sul, em Ilhéus, a Caetité, atravessando 537 quilômetros. Depois será ligada a Tocantinópolis e à ferrovia Norte Sul.
A ferrovia poderá movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano. Cerca de 40% delas serão da Bamin, transportando minério produzido pela Mina Pedra de Ferro. O 60% restantes serão para outras empresas interessadas em escoar minérios, alimentos ou outros produtos.
Segundo o presidente da Bamin, Eduardo Ledsham, o projeto é transformador. “É um corredor que se abre, envolvendo mais de 20 municípios, e que cruzará o oeste com o leste. As obras terão um impacto positivo tanto na geração de empregos durante a construção, como na formação de mão de obra para futuros projetos".
A Bamin também constroi o Porto Sul, em Ilhéus, um terminal de águas profundas que poderá receber navios com capacidade de até 250 mil toneladas e é projetado para movimentar até 42 milhões de toneladas anuais. A conclusão da ferrovia e do porto abrirá um novo vetor de desenvolvimento econômico para a região inteira.
O contrato da Bamin Ferrovia, para a construção dos 537 quilômetros de extensão da Fiol 1, foi assinado em setembro de 2021 com o então Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, na gestão do presidente Jair Bolsonaro. Ele tem a duração de 35 anos, sendo cinco para construção e 30 para operação.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
