Rotary leva caravana para o Cerrado
No último sábado, o Rotary Club de Itabuna promoveu a Caravana do Rotary no Cerrado, comunidade da zona rural da cidade, com a participação de cerca de 60 voluntários. A ação aconteceu durante toda a manhã, com o objetivo de levar serviços de cidadania e assistência aos moradores, em especial a 80 crianças.
Para incentivar o cuidado com o meio ambiente, foram plantadas 30 mudas de árvores, iniciando as atividades, que incluíram 30 ações e 300 procedimentos individuais. A Caravana contou com o apoio de instituições e empresas da cidade que, somando forças ao clube de serviço, forneceram materiais e mão de obra.
Foram entregues pelos associados do clube 20 colchões, 3 liquidificadores e 50 filtros de barro, além de roupas, brinquedos e 100 kits de higiene bucal. As crianças participaram de atividades como contação de histórias com apoio da Biblioteca Itinerante e brincadeiras com animadores.
Elas receberam, além de 100 kits de material escolar entregue pela Casa da Amizade, lanches oferecidos pela Padaria Martins. Pensando na autoestima da comunidade, também foram feitos cortes de cabelos com apoio de membros da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro.
Com a participação das secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza e de Saúde, as famílias tiveram orientação sobre programas sociais, cadastramento, saúde, triagem, aferição de pressão, glicemia capilar e vacinação de adultos e crianças.
O grupo contou ainda com a participação do apadrinhado Rotary Club Itabuna Sul, CERPAT e GAPA Itabuna, que se uniram à Caravana para realizar um trabalho de prevenção contra as hepatites virais, IST e HIV/AIDS, além de testes rápidos, bem como entrega de preservativos.
Professores e alunos da Unex Itabuna, dos cursos de saúde, também prestaram atendimento à população local. Os futuros profissionais de Biomedicina, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição e Enfermagem contribuíram, entre outros serviços, com orientação nutricional, educação continuada e verificação de tipagem sanguínea.
O LAP Laboratórios realizou coletas para exames e o CEEP Biotecnologia e Saúde levou orientações de saúde bucal e escovação, com aplicação de flúor. Também contribuíram com o projeto as lojas Pai Mendonça e a empresa de transporte Atlântico.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
