Portugal protesta contra o petista Lula

O mandatário Luiz Inácio Lula contrariou a recomendação dos aliados e decidiu discursar na Assembleia da República de Portugal nesta terça-feira, 25. Inicialmente, o petista havia avisado que não iria participaria da celebração da Revolução dos Cravos. Ele foi recebido com revolta.

Um grande grupo de manifestante, brasileiros e portugueses, fechou a rua perto do Parlamento com cartazes e entoando cantos contra o petista. Uma das faixas trazia o bordão que tem marcado a visita dele: “Lugar de ladrão é na prisão”. Os manifestantes aidna gritavam “não vai ter picanha” e “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.

Dentro do Parlamento, mais vexame internacional. Pelo menos 11 deputados do partido Chega entraram no local depois da chegada de Marcelo Rebelo da Silva, presidente de Portugal, e Lula, quebrando o protocolo da cerimônia solene. Logo no início das solenidades, o presidente brasileiro ouviu gritos de “fora Lula” dos deputados.

Vários deles, da direita do país, ergueram cartazes com as frases “chega de corrupção” e “lugar de ladrão é na prisão” quando Lula disse que "se sentia em casa" em Portugal. Eles ainda exibiram cartazes com a bandeira ucraniana, depois que o petista defendeu que o país cedesse seu território para "acabar com a guerra".

Também em protesto contra o petista, a bancada do partido Iniciativa Liberal (IL) optou por se retirar do plenário e deixar suas cadeiras vazias. Bajulador, o presidente do Parlamento, Augusto Santos Silva, pediu desculpas pelo comportamento dos deputados.

No Brasil, o bizarro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, insultou os parlamentares de Portugal pelas vaias contra o colega petista Lula. Pelo Twitter, Dino chamou as manifestações de “atos de grosseria”, provocados por “grupelho que não respeita os laços históricos e de amizade”. Com Oeste e Diário do Poder.

18:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro