Polícia prende 17 menores por ameaça

Desde a segunda-feira, quando a polícia começou a usar o setor de inteligência para descobrir a origem das ameaças contra escolas, 16 menores foram presos em Salvador e no interior. O mais recente foi um estudante de 20 anos que alega ter sido orientado através de um aplicativo para ameaçar colegas e professores.

Ele foi detido pela PM na manhã desta quinta-feira, depois de levar uma faca para a escola, em Fazenda Grande, para provocar pânico. Ele diz que baixou um aplicativo e criminosos tiveram acesso a seu conteúdo pessoal e familiar, passando a fazer uma chantagem.

Sete menores foram levados para a Delegacia para o Adolescente Infrator, em Salvador, e dois encaminhados à Promotoria da Infância e da Juventude. Os demais foram liberados para a família, que assinou um termo de responsabilidade. Ainda houve um mandado de busca e apreensão.

No interior, nove menores foram presos e depois liberados para a família na mesma condição. A polĩcia apreendeu celulares e outros dispositivos eletrônicos para perícia. Segundo a delegada Ana Virgínia, os menores podem sofrer de advertência e ressarcimento até "reeducação" por 3 anos numa instuituição.

O coordenador do Cyberlab, delegado Delmar Bittencourt, destaca que os recursos de inteligência e tecnologia da Polícia Civil podem alcançar os autores das ameaças. “Todos os casos que chegaram já tiveram os autores identificados ou têm indicativo de autoria. Dificilmente alguém conseguirá ficar escondido na internet”.

A Polícia Civil também dispõe da Delegacia Virtual para registrar as ameaças contra escolas, creches e faculdades. Basta acessar a opção “ameaça”, descrever o tipo, a rede social, perfil utilizado, o alvo, data e horário. Na plataforma ainda é possível anexar prints e imagens: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br

Para fazer uma denúncia, o cidadão pode contar com o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública, discando 181. Não precisa se identificar. Também é possível acessar o site do serviço em disquedenuncia.com e, no chat, enviar imagens relacionadas com o caso.

19:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro