Operação reprimiu 7 abusos com som
A Operação Sossego, realizada pela prefeitura de Itabuna com apoio da PM e da Guarda Municipal, apreendeu um carro que não tinha nada a ver com som abusivo. O problema é que o motorista estava bêbado e se recusou a apresentar os documentos do veículo. Ele foi levado para uma delegacia.
A operação começou na noite de sexta e abordou 350 pessoas até a madrugada de segunda-feira. Ela atendeu sete reclamações de som em excesso feitas por moradores de vários bairros e, em todas as ocorrências, o som era do tipo paredão. A Sossego foi iniciada no ano passado, depois de muitas queixas.
O objetivo é garantir a paz e o sossego das famílias e manter os sistemas de som dentro do volume permitido pelas leis municipais e federais. Segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, os agentes também combatem crimes ambientais e contravenções penais.
A fiscalização é feita principalmente à noite, nos fins de semana e feriados, abordando bares e restaurantes para verificar se estão com som abusivo. O grupo ainda atende reclamações contra casas e apartamentes, além de veículos com som alto demais. O paredão não é proibido, mas precisa obedecer o limite de volume estipulado em lei.
Para Mattos, a Operação Sossego trouxe mudanças significativas ao município, por atender aos apelos da comunidade, incomodada com a poluição sonora. Os infratores têm os aparelhos e veículos apreendidos, podem ser multados e responder a processos administrativos junto ao Ministério Público estadual.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
