Lula vai suspender o Novo Ensino Médio
Nos próximos dias, o governo Lula publicará uma portaria suspendendo a implementação do Novo Ensino Médio, que começou há menos de um ano. Mas não só. As alterações programadas para o Enem 2024 também serão suspensas, por um período de 90 dias para "consulta pública".
A consulta, que foi aberta em março sem nenhuma divulgação, não é de conhecimento geral dos maiores interesados, os pais e alunos, sendo divulgada somente no grupo que pode direcionar a "consulta" para os objetivos da esquerda, que foi contra o projeto mesmo antes de ele ser detalhado.
A decisão do MEC ocorre durante um momento delicado para o governo federal. Lula enfrenta muitas críticas de especialistas da área, estudantes e professores. As reformas no Ensino Médio começaram a ser implementadas em 2022. Críticos se dizem preocupados com as “desigualdades” na educação.
Eles citam principalmente as escolas das periferias dos grandes centros urbanos, nas quais os estudantes têm uma formação mais precária. Mas ela já era precária antes e o NEM tem entre seus objetivos diminuir essa diferença, através das escolhas do próprio aluno de parte de sua educação.
O ministro da educação, Camilo Santana, posicionou-se publicamente contra as reformas no ensino propostas pelo governo. Quanto à revogação do modelo, afirmou que é possível "ajustá-lo" a fim de atender às demandas das escolas. Existe a suspeita de que Camilo esteja sob pressão dos secretários estaduais de educação.
Eles são plenamente favoráveis ao novo projeto de Ensino Médio. A reforma prevê uma flexibilização no currículo escolar de tal maneira que os alunos tenham a autonomia para escolher o “itinerário” no qual se aprofundarão. O currículo seria dividido entre uma formação geral e os itinerários formativos (40% da carga horária). Com Oeste
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
