Itabuna treina equipes para o autismo

O 2 de abril é o Dia Internacional de Conscientização do Autismo, por isso a Prefeitura de Itabuna iniciou, ainda em março, um projeto de capacitação sobre Transtornos Globais do Desenvolvimento, com foco no autismo e outros transtornos neurológicos. O objetivo é preparar a equipe para oferecer um atendimento mais sensível.

Ele deve ser adequado às necessidades das pessoas com autismo e suas famílias. A diretora de Proteção Social Básica, Milena Barra, afirma que é essencial que o atendimento seja dinâmico e atento à neurodiversidade, pois essa é uma característica inerente ao ser humano.

A capacitação visa não apenas aprimorar as práticas atuais da equipe, mas também promover uma reflexão sobre a realidade atípica dos usuários e suas dinâmicas familiares, afirma Milena. Ela explica que é preciso valorizar o trabalho da rede e desenvolver novos olhares, sensíveis a este público.

O transtorno do espectro autista, ou TEA, é resultado de uma série de alterações no funcionamento normal do cérebro. Ele começa desde a infância e gera um comportamentem diferente do esperado, com dificuldade de comunicação, movimentos repetitivos, dificuldade de se relacionar, estudar e fazer atividades de rotina.

Os primeiros sinais de autismo geralmente surgem quando a criança tem entre 2 e 3 anos. Isso porque esse é o momento em que ela inicia uma maior interação e comunicação com as pessoas e o ambiente. Daí aparecem sintomas como não olhar nos olhos mesmo quando alguém fala com ela.

Outros são risos e gargalhadas fora de hora, não gostar de carinho ou afeto, dificuldade em relacionar-se com outras crianças, repetir sempre as mesmas coisas, sons e palavras; brincar sempre com os mesmos brinquedos, saber mas preferir não falar, repetir uma pergunta várias vezes seguidas.

O autista também tem sempre a mesma expressão no rosto e não entende gestos e expressões faciais dos outros. Quando fala, a comunicação é monótona. Não tem medo de situações perigosas, olha sempre na mesma direção como se estivesse parado no tempo, fica se balançando para frente e para trás.

18:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro