Itabuna recebe a verba de Bolsonaro
Somente agora a Prefeitura de Itabuna teve transferidos os R$ 82 milhões liberados, em agosto do ano passado, pelo presidente Jair Bolsonaro para a construção de 697 casas para os desabrigados pela cheia de dezembro de 2021. Mesmo liberada no governo passado, a verba ficou esperando providências do município.
O dinheiro foi uma solicitação do então ministro de Desenvolvimento Regional, João Roma, que acompanhou de perto, e durante várias semanas, os efeitos das cheias no sul da Bahia. O pedido foi prontamente atendido por Bolsonaro para a execução do plano enviado por Itabuna, aprovado pelo ministério.
Hoje, com o cumprimento das providências exigidas, o governo federal publicou uma portaria autorizando a transferência dos R$ 82 milhões para a conta da prefeitura de Itabuna. Alguns blogs da cidade, mal informados, noticiaram que foi o "presidente" Lula quem liberou a verba, o que não é verdade. Ela é de 2022.
O partido do atual presidente, inclusive, comanda a Bahia há 16 anos mas não liberou um centavo sequer para a construção de casas para desabrigados, apesar da promessa eleitoreira feita pelo então governador Rui Costa em janeiro de 2022, de que faria 1.100 casas. Depois da eleição o governo estadual não tocou mais no assunto.
A prefeitura de Itabuna já tem o terreno e fez a licitação para a construção das casas. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, vem a Itabuna para aproveitar politicamente a verba, liberada por Bolsonaro, durante a assinatura da ordem de serviço.
O projeto aprovado por João Roma inclui, além das casas, uma infraestrutura completa, com urbanismo, ruas pavimentadas e áreas de lazer para os desabrigados pela enchente do Rio Cachoeira, a maioria da rua da Bananeira e da Nova Itabuna, na zona oeste da cidade. Com informações do Jornal das Sete, da Morema FM.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
