Itabuna quer coleta para os eletrônicos
A maioria das pessoas não sabe como descartar eletrônicos quebrados e velhos. Os garis não recolhem, nem as empresas que alugam caixas coletoras. Por isso no Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, a Prefeitura de Itabuna vai focar no descarte correto dos aparelhos, segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente.
Moacir Smith Lima se reuniu com a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, para desenvolver uma ação em parceria com a Biosaneaer e a CVR Costa do Cacau. Ele lembra que as oficinas de conserto ainda não têm onde descartar e por isso acumulam o material. O mesmo acontece nas casas.
Os técnicos da secretaria vão atuar junto à Procuradoria Geral do Município para elaborar um projeto de lei visando regulamentar o descarte de eletroeletrônicos. O diretor de Meio Ambiente, Alan Feitosa, conta que a programação será de 4 a 7 de junho, com o lançamento do Programa de Logística Reversa de Eletrônicos.
Será feito um cadastramento das oficinas para que tenham essa coleta. Os eletrônicos serão recolhidos e depois seguem para Simões Filho, onde será feito o descarte correto. O foco é ampliar a coleta de materiais como microondas, computadores e fogões, com apoio da empresa Cicloteo. Não há plano para as casas ainda.
“Itabuna não tem um ponto de coleta específico para o descarte de eletroeletrônicos. Por isso, conversamos com a empresa, que já coleta lâmpadas fluorescentes, LED, multi-vapor metálico, vapor de sódio, luz mista, vapor de mercúrio, etc. com mais de 16 pontos”, diz Alan.
A secretaria já começou a tratar do descarte correto com a Uesc e está desenvolvendo um projeto-piloto com quatros escolas municipais. Moacir destaca que, desde 2021, Itabuna se dedica a preservar o meio ambiente com o fim do lixão, que no futuro será urbanizado para ser um parque municipal.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
