Itabuna busca solução para o Cerdofi
A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna emitiu uma nota oficial para negar que o Centro de Referência da Doença Falciforme de Itabuna (CERDOFI) tenha sido fechado. Ele ainda poderá ser extinto, mas no momento a Prefeitura negocia uma solução com o Governo do Estado.
A gestão esclareceu que cogita a "desmobilização" de pacientes pactuados por causa do financiamento da unidade, que atende a 52 municípios mas é feito com recursos somente de Itabuna. Dos paciente, 70% são oriundos de cidades vizinhas. Mesmo assim, o encerramento do Cerdofi não seria agora.
A Prefeitura está conversando com o Governo do Estado e aguarda parecer com relação ao financiamento do Cerdofi, para então melhorar a assistência da unidade. Sobre os medicamentos, a Assistência Farmacêutica reitera que a Dipirona já foi reposto em todas as unidades da rede.
Ela esteve em falta por atraso na entrega pelos fornecedores. Quanto à Amoxicilina, há um desabastecimento em todo território nacional, mas o município conseguiu aderir a um lote proveniente do estado e que terá como prioridade o abastecimento do Cerdofi.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
