Ignorados há 8 anos, docentes param
Os professores da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, decidiram paralisar as atividades por 24 horas na próxima quarta-feira, dia 12. A decisão foi tomada em uma assembleia na terça-feira e tem como objetivo cobrar do governo do estado a abertura do diálogo com a categoria.
Segundo a Associação dos Docentes da Uesc, Adusc, os professores das quatro universidades estaduais da Bahia acumulam uma perda salarial de 53,33%, considerando a inflação acumulada nos últimos 8 anos, durante a gestão de Rui Costa, do PT, que não deu nenhum aumento neste período exceto um.
Ele só aconteceu no ano passado, para evitar desgaste do PT com greves nas eleições e foi de apenas 4%, em parcelas. A Adusc diz que o escalonamento violou o Estatuto do Magistério Superior e a reposição de 4% sequer cobriu a inflação do ano passado. Além disso, Rui aumentou a contribuição previdenciária dos servidores.
O movimento dos professores da Uesc é articulado com os docentes das demais universidades do Estado. No dia 12 a categoria fará um ato conjunto, em frente à Secretaria da Educação da Bahia, em Salvador. Na véspera, farão uma panfletagem para o público e um café da manhã coletivo no campus da Uesc.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
