Giro de Esportes da MorenaFM.com

As decisões dos campeonatos estaduais tiveram de tudo, em uns dando a lógica e em outros a zebra. Por aqui, o Bahia reforçou o que era esperado e venceu fácil a Jacuipense por 3x0, depois que Resende voltou a ser o zagueiro na esquerda, corrigindo o erro da primeira partida. Os gols foram de Everaldo, Cauly e Jacaré.

A decisão também foi histórica, porque o tricolor chegou a 50 títulos baianos, 92 anos depois do primeiro, em 1931. Só o Bahia e o ABC, do Rio Grande do Norte, têm 50 conquistas. Mas isso não mostra mérito dos clubes e sim a pobreza dos campeonatos de seus estados, com apenas dois times dominandno quase toda a história.

O título do Bahia também foi comemorado pelo Vitória. Calma, a gente explica. O estado tem direito a três vagas na Copa do Nordeste, sendo uma para o campeão e outra para o melhor do ranking CBF. Como o melhor é o Bahia mas ele entrou pelo título, o segundo, Vitória, ficou com a vaga. A Jacuipense ficou com a terceira.

Por falar no Bahia, sua conquista agradou muito o Grupo City, por sair logo no começo da nova gestão. E ela continua buscando reforços par a disputa do Brasileirão. O mais novo é o veterano zagueiro Vitor Hugo, que estava na Turquia. Ele resolve a falta do zagueiro canhoto para a esquerda, que tinha Resende improvisado.

Na primeira partida da final do Paulista, a zebra passeou em campo. O Palmeiras, que entrou com cara de já ganhou, viu o placar terminar em 2x1 para o modesto Água Santa, a revelação do estadual deste ano. Agora o Verdão precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para ser bicampeão e não passar vexame.

No Carioca, o Flamengo mostrou que continua dominando, abrindo uma vantagem de 2x0 sobre o Fluminense, que vinha embalado pela goleada de 7x0 no Volta Redonda mas levou esse balde de água gelada na cabeça. O Flu ainda teve jogador expulso no segunto tempo e agora tem que vencer por 3 gols de diferença na volta.

Em Minas, o primeiro confronto foi super movimentado, com jogadas bacanas dos dois lados e um placar de 3x2 a favor do Atlético mineiro, com direito a gol salvador de Hulk nos últimos segundos de jogo. Foi a redenção por ter tido um penalty defendido pelo goleiro do América. Na volta, um empate resolve.

No campeonanto Gaúcho, a zebra deu uma relinchada arrancando um empate de 1x1 com o Grêmio. Mas o Caxias estava jogando em casa e a volta é na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, com o peso da torcida. No próximo fim de semana, quem vencer será o campeão gaúcho, mesmo que seja por apenas um gol.

Já o Inter, eliminado no torneio, conseguiu atender ao pedido do treinador Mano Menezes e trazer mais alternativas para o time. Já no final da janela de transferências, o clube contratou Gustavo Campanharo e garantiu o retorno antecipado de Aránguiz. A dupla vai estar à disposição para a Libertadores.

O trio carioca do ataque da seleção Sub-17 arrasou com o Chile no Sulamericano. Formado por Rayan do Vasco, Lorran do Flamengo e Kauã Elias do Fluminense, ele aplicou 3x0 nos chilenos, em jogadas armadas pelos três. O Brasil tem 12 títulos do campeonato contra 4 da Argentina e o torneio vale vaga no Mundial da categoria.

Lá fora, destaque para a goleada de 6x0 aplicada pelo Real Madrid no Valladolid, o time de Ronaldo Nazário, que demitiu o técnico logo em seguida. Benzema fez três, mas quem abriu o placar foi Rodrigo, que ainda deu uma assistência para o francês e outra para Asesncio. Já Vini Junior enlouqueceu a zaga e deu passe pra gol.

Outro brasileiro em evidência no fim de semana foi Gabriel Jesus, que marcou um dos gols da goleada de 4x1 do Arsenal em cima do Leeds. Ele jogou muito e acabou derrubado quando ia fazer um gol. Na cobrança do penalty, deixou o dele com categoria. O Arsenal lidera o campeonato inglês com 8 pontos de vantagem.

Quem jogou areia na farofa dos outros foi o Newcastle, vencendo o Manchester United por 2x0 e tomando dele o terceiro lugar do campeonato. Desde que perdeu Casemiro por suspensão, o United não se encontrou mais. Está perdido na armação do meio de campo e vulnerável na defesa. E ameaça cair para quinto.

Na Itália, uma surpresa. O Napoli, que lidera o campeonato com uma enorme folga de 16 pontos, levou uma sacolada do Milan, que está em terceiro, vinte pontos abaixo dele. Rafael Leão foi o destaque, fazendo dois gols. A vitória deixou o clima leve no Milan, que volta a enfrentar o Napoli pela Liga dos Campeões.

Os novos donos do Chelsea pelo jeito tem uma paciência bem curta. Demitiu o segundo técnico na mesma temporada. Depois de Tuchel, mandou embora Graham Potter, mesmo com o time classificado na Liga dos Campeões. O problema é a Premier Ligue, onde é o décimo-primeiro e pode ficar fora dos torneios euroipeus.

Rafaela Silva brilhou novamente e voltou a ser a número 1 do mundo no Judô, depois de levar a medalha de ouro do Grand Slam de Antália, na Turquia, na categoria até 57kg. O Brasil ainda tem outros seis judocas no Top 10: Mayra Aguiar, Ketleyn Quadros, Daniel Cargnin, Guilherme Schimidt, Beatriz Souza e Rafael Silva.

A Seleção Brasileira feminina está dando azar com as atletas. Ela foi obrigada a cortar a terceira jogadora por lesão antes da Finalíssima contra a Inglaterra. Com sinovite no joelho, Nycole, que é atacante do Benfica, foi dispensada pela técnica Pia Sundhage, que convocou para seu lugar a meia-atacante Andressa Alves, da Roma.

O Giro de Esportes faz parte do Jornal das Sete, que rola de segunda a sexta, a partir das 18h40, na rádio Morena FM de Itabuna/BA. Ouça ao vivo em www.morenafm.com

14:52  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro