Detran anuncia melhorias na perícia

O Detran da Bahia divulgou que zerou a fila de espera por perícia médica e os novos processos serão mais ágeis, seguros e cômodos. Depois da pandemia, quando o serviço ficou parado, o Detran contratou novos profissionais para dar agilidade aos processos de pessoas com deficiência (PcD).

Hoje, a junta conta com 11 médicos e sete servidores administrativos. Com esse efetivo, não há mais fila de espera e os atendimentos são marcados em até cinco dias úteis. Além disso, o órgão está programando um novo sistema digital, voltado para marcação de perícia, que está em fase de testes.

Com a fila zerada, os novos atendimentos são marcados através do telefone e o atendimento acontece de segunda à quinta-feira pela manhã, a partir das 8h, e no turno vespertino das 13h30 até o último agendado.

“Estamos trabalhando constantemente para modernizar e evoluir nossos serviços. É satisfatório, depois de dois anos de pandemia, nós conseguimos zerar a fila de atendimentos de perícia. E mais do que isso, modernizamos o processo e proporcionamos mais segurança e conforto”, ressalta o diretor geral Pimentel.

Apenas as pessoas com deficiência física que pretendem obter ou renovar a CNH especial devem fazer a perícia no órgão de trânsito. Pessoas com deficiência têm o direito de comprar veículos novos com a isenção de impostos (IPI, IOF, ICMS e IPVA).

Segundo as normas, o não condutor que busca benefícios fiscais precisa do laudo atestando a deficiência, assinado por dois médicos credenciados ao SUS. Em seguida, ele deve procurar a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz -BA), para realizar os procedimentos que garantem a isenção de tributos.

19:24  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro