Chuva gera caos e prejuízo em Ilhéus

O mormaço e o calor da quinta-feira já "avisavam" o que estava por vir, chuva, muita chuva. O sul da Bahia recebeu uma quantidade enorme de água em poucas horas, começando ainda na madrugada desta sexta, com raios e trovões. O resultado foi o caos, mas a situação foi bem pior em Ilhéus.

Houve alagamentos por toda parte, do calçadão da Marquês de Paranaguá a bairros como Teotônio Vilela, além de deslizamentos de terra, inclusive na lateral do Viaduto Catalão, impedindo a passagem dos carros, e na ladeira que dá acesso a ele, onde uma árvore caiu e bloqueou a pista.

Vários trechos da Rodovia Jorge Amado também foram interrompidos com árvores caídas e alagamentos. No Banco da Vitória, o rio subiu e ajudou a alagar boa parte do bairro. Na Rua da Horta, um grupo de moradores entrou na água e fez um cordão humano para resgatar crianças que estavam em uma casa ilhada (foto do meio).

Empresários do centro viram suas lojas serem invadidas pela água, em lugares como a Avenida Canavieiras e o calçadão. Houve desabamento na Av. Esperança, que virou um rio. O acesso à Ponte Jorge Amado pela aVe. Soares Lopes ficou com parte da pista debaixo d'água.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) havia divulgado alerta de 65 mm de chuvas na cidade até domingo, mas só na madrugada desta sexta o volume passou de 100 mm, com 10 horas seguidas de temporal. A Defesa Civil está de plantão.

Ela orienta os moradores a ficar atentos a sinais como movimento de solo em encostas, sons de coisa rachando, fissuras e rachaduras nas casas. Elas ligar para o número: (73) 97400-7521 em caso de problemas. Só que muitas pessoas reclamam que esse telefone não atende, caindo "na caixa".

17:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro