Bahia tenta reverter vexame escolar
Dono do segundo pior ensino do país há mais de 16 anos, o novo governo da Bahia promete tomar medidas para reverter esse quadro. A Secretaria de Educação iniciou uma avaliação nas 1.065 escolas da rede estadual, usando a ferramenta online Plataforma Plurall, que oferece conteúdos digitais educacionais.
Entre eles estão materiais didáticos, atividades, provas e simulados, podendo ser acessados por estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores a qualquer hora. A avaliação começou na segunda-feira e prossegue até o dia 5 de maio.
Até novembro, serão aplicadas três avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes do 9º ano do Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A nova ferramenta permite o acompanhamento individual e contínuo de cada aluno, o que facilita a identificação rápida de alguma lacuna de aprendizagem.
A partir disso, tanto a escola quanto a SEC podem replanejar as rotinas escolares. No Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, em Salvador, a avaliação envolve 170 alunos e foi bem recebida pela coordenadora pedagógica Carmem Lisboa. Ela considera que a ferramenta vai melhorar a conexão entre estudantes e professores.
“É um apoio fundamental ao ensino. As atividades que são disponibilizadas vão incrementar as disciplinas, trazendo novas abordagens. Além disso, o tempo de retorno aos questionamentos dos alunos será mais rápido”, avalia.
Em Ituaçu, a 470 km de Salvador, muitos alunos do Colégio Albércio da Costa Brito já fizeram a avaliação. Leomara Nascimento Alves, de 17 anos, conta que a ferramenta “tem acesso fácil, rápido e prático. Não tive problemas em tirar as dúvidas, porque ela também é autoexplicativa e abrange muitos conteúdos. É muito legal!”
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
