ACM Neto critica abandono do TCA

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, disse nesta quinta-feira (20) que o abandono do Teatro Castro Alves (TCA), cuja sala principal está fechada desde 25 de janeiro após um incêndio, reflete a falta de investimentos do governo estadual na cultura.

“O Teatro Castro Alves é um dos maiores símbolos da arquitetura moderna brasileira, um dos mais importantes patrimônios da nossa cultura e da nossa história, e o governo estadual simplesmente nada fez ainda para devolver o espaço aos baianos e aos artistas”, disse Neto.

De acordo com ACM Neto, o incêndio escancarou outros graves problemas estruturais do TCA, a exemplo de poltronas rasgadas, camarins com infiltração e vazamentos, acústica e outros equipamentos tecnológicos defasados. “A última grande reforma do Teatro Castro Alves aconteceu em 1993, há 30 anos".

"Aqueles que nos governam há 16 anos prometeram algumas vezes (reformar o TCA) e nunca cumpriram. Em 2018, o então governador Rui Costa disse que iria fazer uma grande reforma na sala principal do teatro, e nada saiu do papel”, acrescentou. Neto poderia incluir o descaso em relação a ouitro teatro, no interior.

O Centro de Cultura Adonias Filho, de Itabuna, cuidado pelso governos do PT desde 2007, foi fechado pelo Corpo de Bombeiros em 2014 pelo risco para os frequentadores. Ele já está fechado há 9 anos, com sucessivas promessas de reabertura, pelo menos uma por ano, especialmenten nos anos eleitorais.

Neto diz que isso é reflexo “de um governo com pouquíssimo apreço pela cultura, que não valoriza o patrimônio histórico baiano. A cultura da Bahia vive um dos seus piores momentos, um momento simplesmente de desencanto, de falta de investimentos e de atenção. Não é só em Salvador, é no interior também”.

O ex-prefeito afirmou que o governo estadual precisa tomar providências imediatas e investir na reforma do TCA para evitar que o espaço cultural tenha o mesmo fim do Centro de Convenções. “Já vimos acontecer coisas parecidas no Centro de Convenções, que acabou desmoronando".

"Hoje o equipamento está lá, sem nenhuma utilização. A gente quer que o governo reforme o TCA e aproveite para começar a fazer o que não aconteceu nos últimos 16 anos, que é investir e priorizar a cultura como elemento fundamental dos baianos”.

18:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro