SP investe em energia solar social
O estado de São Paulo vem investindo em energia limpa desde 2018, quando a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) começou a implantar placas fotovoltaicas nos conjuntos habitacionais que constrói, reduzindo o valor da conta para as famílias do programa Nossa Casa.
Estudos sobre o perfil revelaram o consumo médio de 140 kWh por mês. As placas fotovoltaicas instaladas nas casas têm capacidade de gerar, em média, mensalmente 80kWh. A economia é potencializada com lâmpadas LED, instaladas pela CDHU e proporcionam uma diminuição de outros 10kWh no consumo.
Dessa forma, chega-se a um consumo médio de 50 kWh por mês, faixa mínima da tarifa de energia elétrica. “Os moradores ficam dentro da faixa de cobrança mínima, que corresponde a 50 kw/h mês. Isso tem um reflexo na economia financeira da família," explica Sílvio Vasconcellos, diretor técnico da CDHU.
Marlenice Hesse, moradora em um conjunto habitacional da CDHU em Torre de Pedra, está muito feliz com a placa solar. Antes da instalação, ela gastava cerca de R$ 140 e, agora, no máximo R$ 60. “Com o dinheiro que estou economizando, pago a conta de agua e outras coisas necessárias para minha casa”.
O gerador instalado nas casas da CDHU é composto por duas placas fotovoltaicas e um medidor bidirecional, instalado pela concessionária, mede tanto a energia injetada na rede, quanto o consumo geral. O excedente gerado durante o dia é transferido para a distribuidora e é abatido da conta de energia automaticamente.
Fonte limpa e renovável, a tecnologia é utilizada desde 2018, quando todas os novos projetos de casas da CDHU passaram a contar com sistema fotovoltaico. Já foram entregues 95 conjuntos, com 8.391 casas com energia solar. Estão previstos outros 73 empreendimentos, com 3.954 unidades habitacionais, já em construção.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
