Siemens Gamesa para atividades na Bahia
Depois de perder a Ford, a Bahia pode estar vendo uma onda de desistências no pólo industrial de Camaçari. Nesta sextra, a multinacional Siemens Gamesa, que fabrica equipamentos de energia eólica, anunciou que está suspendendo todas as suas atividades na fábrica.
O anúncio pegou muita gente de surpresa, pelo sucesso que o setor eólico vem tendo na Bahia, e acendeu um alerta para o Estado, que pode ver crescer o desemprego no estado, que já lidera esta estatística no Brasil. Segundo a agência TC Mover, a decisão visa "ajustar a estrutura produtiva".
“A empresa confirma a hibernação temporária da fábrica de Camaçari. A hibernação não terá nenhum efeito na entrega dos atuais contratos onshore da Siemens Gamesa, incluindo a operação e manutenção de parques eólicos e projetos futuros”, afirmou a empresa em nota enviada à imprensa.
A Siemens Gamesa teve um prejuízo líquido de 884 milhões de Euros no primeiro trimestre fiscal de 2023. Os pedidos assinados no período, que somam 1,6 bilhão de Euros, são 35% menores que um ano antes. A carteira de pedidos somou 33,7 bilhões de Euros no final de dezembro e a dívida financeira, 1,9 bilhão de Euros.
No ano passado a sócia Siemens Energy pagou 4,05 bilhões de euros e assumiu a totalidade da empresa, que já estava em dificuldades. O grupo alemão, depois de comprar a parte que era da espanhola Gamesa, retirou a empresa da bolsa, porque a crise da fábrica afetava os resultados da controladora.
A Siemens Gamesa teve problemas em projetos como o do Complexo Tucano, e precisou ressarcir a AES Brasil pelo atraso das máquinas. Tudo isso deixa a Abeeólica, associação do setor, preocupada. Ela diz que a suspensão "é mais um sinal da pressão de preços e da necessidade de retomada de crescimento do país".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
