Reabertura do CCAF é anunciada de novo
O Governo do Estado prometeu nesta semana, pela oitava vez, a reabertura do Centro de Cultura Adonias Filho, fechado desde o segundo governo de Jaques Wagner. O sucessor Rui Costa anunciou a reabertura no aniversário de Itabuna de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, além de março do mesmo ano.
Com obra arrastada e interrompida várias vezes por falta de interesse do governo estadual, o CCAF está fechado há quase 9 anos, deixando artistas e produtores sem nenhum equipamento no centro da cidade, dependendo do Teatro Candinha Dória, distante e inacessível para a maioria da população.
Há mais de sete anos o jornal A Região e a rádio Morena FM, de Itabuna, vem cobrando a reabertura do equipamento e denunciando o descaso com a cultura da cidade, um polo de arte importante do interior. Todas as promessas de reabertura se provaram falsas.
Agora a Secretaria de Cultura do Estado alega que a reforma será concluída em maio, com investimento de R$ 3,6 milhões. Ela incluiu poltronas novas para o auditório, iluminação cênica e ar condicionado central, além da recuperação do telhado, pintura e substituição das instalações elétricas e hidráulicas. Pouco para 8 anos.
A última promessa, feita em ano eleitoral, foi de entregar o CCAF no aniversário de Itabuna do ano passado. Depois mudaram para agosto e outubro. Após as eleições, Rui Costa não tocou mais no assunto. O jornal A Região e a rádio Morena FM vêm cobrando a reabertura e denunciando o descaso há mais de sete anos.
O poeta Walmir do Carmo diz que “o Centro de Cultura é um templo da arte regional e está fazendo muita falta para a produção de espetáculos". Já a atriz Alba Cristina lembra que “todo artista deve estar onde o povo está”, destacando que público e artistas precisam de um teatro no centro da cidade, acessível a todos.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
