PIB cresce 2,9% em 2022 e supera EUA

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9% em 2022, segundo o IBGE. No quarto trimestre, influenciada pelo resultado das eleições e a incerteza com o novo governo, a economia retraiu 0,2%. Mesmo assim, o crescimento do PIB neste trimestre foi 1,9% melhor que o de 2021.

O PIB do Brasil foi maior que o dos Estados Unidos (2,1%), França (2,6%) e Alemanha (1,9%), ficando logo abaixo do da China (3%).

“É para comemorar frente a um mundo que cresceu pouco”, disse o economista Alan Ghani ao Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan. “Quando há um crescimento econômico, há uma geração de emprego e a gente percebeu isso nos dados de desemprego, que recuaram desde o auge da pandemia”.

“Isso significa que tem mais pessoas trabalhando, ganhando dinheiro, com renda,” completou. Isso foi percebido com as altas do emprego nos setores que foram melhor no PIB, como o de serviços, que cresceu 4,2%, e indústria, com incremento de 1,6%. Juntos, representam cerca de 90% do indicador.

Serviços é o setor de maior peso "e foi o que mais cresceu, o que demonstra como foi alta a sua contribuição na economia no ano”, analisou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE. Na indústria, o destaque foi eletricidade e gás, água, esgoto, e gestão de resíduos, ajudadas por tarifas melhores em 2022.

“O crescimento dessa atividade está muito relacionado à recuperação em relação à crise hídrica de 2021. Além do crescimento da economia, houve o desligamento das térmicas, diminuindo os custos de produção, o que contribui para o aumento do valor adicionado da atividade”, diz Rebeca.

O setor de agropecuária apresentou queda de 1,7% no ano, decorrente do decréscimo de produção e perda de produtividade da agricultura, que foi maior que a contribuição positiva da pecuária e pesca. “A soja, principal produto da lavoura brasileira, com queda de produção de 11,4%, foi quem mais puxou para baixo". Com Oeste.

19:27  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro