Novaes reforça a cirurgia pediátrica

O Hospital Manoel Novaes, de Itabuna, único na região qualificado para cirurgias pediátricas pelo SUS, reforçou nesta sexta-feira sua equipe, que é chefiada pelo cirurgião Ronaldo Garcia. A unidade passou a contar com a médica Iara Cajado, que estava atuando em Salvador.

A contratação era uma necessidade antiga, mas “existe uma enorme dificuldade em encontrar médicos para atendimento pediátrico, ainda mais especialistas. É tanto que essa especialidade não é ofertada pelo SUS em municípios como Jequié, Ilhéus, Eunápolis ou Conquista”, conta a diretora técnica Fabiane Chávez.

Ela destaca que quase todos os tipos de procedimentos de média e alta complexidade são realizados no Novaes. “A exceção é a cirurgia cardíaca, na qual ainda não somos habilitados. Temos um serviço grande, com 21 leitos de UTI que recebem, principalmente, pacientes da cirurgia pediátrica e neurocirurgia”, afirma.

No Novaes são feitas cirurgias de gastrosquise, mielomeningocele, má-formação digestiva, apêndice, trauma e oncológica, entre outros procedimentos, além de atender pacientes com derrame pleural. “Os nossos médicos cirurgiões atuam em vários nichos. A nossa unidade não poderia existir sem a cirurgia pediátrica”, diz Fabiane.

Sobre o reforço da equipe, Iara Ferraz Ramos Cajado é formada pela Uesc, foi plantonista no Hospital Calixto Midlej Filho, atuou no Samu-192 e fez residência médica no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Depois fez especialização no Hospital Geral do Estado e atuou no Hospital Irmã Dulce.

16:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro