Juiz anula eleição da Cãmara de Ilhéus

A manobra orquestrada pelo ex-presidente Jerbson Moares deu errado. O juiz Alex Venícius Campos Miranda suspendeu a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Ilhéus, que tinha colocado Abraão Santos na presidência, Ivo Evangelista na vice, César Porto e Fabrício Nascimento como secretários.

O juiz afastou os quatro e determinou que seja feita uma nova eleição. Até lá, seguindo o que prevê a legislação, a Câmara será presidida pela vereadora Ivete Maria, de 70 anos. Os outros cargos também serão preenchidos levando em consideração a idade. As mudanças devem ser feitas até segunda-feira.

O pedido de impugnação foi do vereador Nino Valverde, defendendo que a eleição, realizada em dezembro, não seguiu o Regimento Interno do Legislativo. O juiz Miranda concordou com a tese, concluindo que Jerbson não observou o rito de votação, prejudicando o caráter secreto do voto e outros requisitos formais.

“Além da falta de formalidade necessária à elaboração das cédulas, possibilitando que os votantes redigissem à mão o nome de seus candidatos, não houve obediência ao Regimento quanto à ‘designação expressa de servidor para o recolhimento das cédulas’”, concluiu o juiz em sua decisão.

“Aqueles que deveriam zelar pela organização da Casa são os primeiros a promoverem uma verdadeira balbúrdia procedimental. Um bairro simples da periferia de Ilhéus teria mais organização e respeito com a eleição de seu presidente! E não é a primeira vez que esse tipo de atropelo – por negligência ou dolo – acontece”.

“E o exemplo é de uma ilustração horrenda: nem mesmo os Edis do Município de Ilhéus respeitam a sua lei. É uma Casa que se mostra sem ordem”. Miranda exigiu, na sentença, que Jerbson envie a ele todas as cédulas usadas na eleição impugnada. Do contrário vai responder por destruição de provas.

18:33  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro