Itacaré assina Pacto Global do ambiente
Presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul, o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, voltou de Brasília depois de participar da Marcha de Prefeitos e ter encontros com autoridades do turismo, do clima, e da Embaixada da Alemanha.
Na Embaixada, Anízio foi recebido pela conselheira para Assuntos Ambientais, Friedericke Sabiel. Ambos avaliaram a execução do projeto Lixão Nunca Mais em Itacaré. Friedericke sinalizou, ainda para este ano, novas parcerias. O prefeito também assinou o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia.
A assinatura aconteceu na sede da GIZ, em ato que contou com a participação de Stephanie Horel, gestora dos programas da Delegação da União Europeia no Brasil, e Hélinah Cardoso, coordenadora do Pacto Global. O Pacto é a maior aliança mundial de prefeitos e líderes locais compromissados com a ação climática.
De acordo com Helinah Cardoso, a adesão ao Pacto Global "requer um empenho para implementar políticas e assumir medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, preparar para os impactos das mudanças climáticas, aumentar o acesso à energia sustentável e controlar o progresso em direção a esses objetivos".
Dentro de três anos, Itacaré irá desenvolver um inventário de emissões de gases, uma pesquisa sobre os riscos e vulnerabilidades climáticas, além de melhorar o acesso à energia sustentável e elaborar planos para a adaptação às mudanças climáticas. “A cidade tem que inserir o clima na sua discussão," resumiu Anízio.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
