Itabuna reforça ação anti-tuberculose

Durante todo o mês de março, a Prefeitura de Itabuna vai reforçar a luta contra a tuberculose, uma doença causada por bactérias que afeta o pulmão. A primeira atividade foi uma roda de conversa com profissionais do Centro POP, que atende moradores de rua, público vulnerável à doença.

A equipe do Centro POP foi orientada sobre os sintomas, tratamento e cuidado com os usuários que mostram sintomas, assim como os que estão em tratamento. A diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, informa que Itabuna tem cerca de 200 pessoas com tuberculose.

Elas recebem acompanhamento durante todo o tratamento. Maristela acrescenta que a população precisa ficar atenta aos sintomas e, em caso positivo, procurar ajuda no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto, no centro. Entre os sintomas estão tosse, escarro com sangue, fraqueza, febre, perda de peso e suor à noite.

O diagnóstico é feito com baciloscopia e o tratamento com remédios, durando em torno de seis meses. Um problema enfrentado pela Saúde é que muitos pacientes, ao se sentir melhor, abandonam o tratamento por achar que ele não é mais necessário. Mas se não for seguido até o final, a doença volta.

Durante este mês haverá busca ativa de pacientes, com enfermeiros, biomédicos, assistente social e psicólogo. No dia 9, os profissionais farão mais uma roda de conversa, desta vez com os usuários do Centro POP, que vão receber orientações sobre os sinais e cuidados preventivos contra a doença.

19:40  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro