Itabuna orienta sobre a tuberculose

Esta sexta-feira é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença pulmonar causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch. Segundo a Secretaria de Saúde de Itabuna, 86 pessoas estão passando por tratamento contra a doença na cidade e o objetivo várias ações foram programadas.

A maioria dos 33 postos de Saúde promoveu rodas de conversa com a comunidade sobre a tuberculose, que é transmitida pelo ar e tem 100% de chances de cura caso seja descoberta no início. Por isso, boa parte das orientações girou em torno dos sintomas associados à doença.

Entres eles estão tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, febre sempre no final da tarde, falta de apetite e perda de peso sem motivo. O tratamento é gratuito, feito pelo SUS, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto, o antigo SESP. Ele varia de seis a nove meses e não pode ser interrompido.

A enfermeira Bruna Rute Bagdede, responsável pelo setor de tuberculose no município, conta que a doença ainda é bastante subnotificada. “Existe negligência pelas pessoas, que não têm coragem de procurar o serviço de atendimento por medo de ficar marcada, ou simplesmente por preconceito”, afirma.

Nesta semana os profissionais de saúde fizeram uma abordagem com os moradores de rua para falar sobre a tuberculose e alertar sobre os sintomas. “Esse grupo é o mais suscetível à tuberculose e tem 50% a mais de chances de desenvolver a doença," conta Bruna.

"Isto acontece porque essas pessoas vivem aglomeradas, não têm autocuidado, não procuram o serviço em tempo hábil”, acrescenta. Ela destaca que cinco mortes por tuberculose em Itabuna estão sendo investigadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

16:53  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro