Itabuna em alerta amarelo da dengue
Itabuna tem 1,27% de infestação predial, segundo o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIA), divulgado pela Vigilância em Saúde. O percentual foi obtido na 10ª semana epidemiológica, o que deixa a cidade no nível amarelo, um sinal de alerta para as arboviroses causadas pelo mosquito.
A diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, ressalta que a chegada no patamar amarelo não é motivo para negligenciar os cuidados com a dengue, chikungunya e zika. “A população deve evitar água parada, descartar recipientes em desuso, limpar os quintais e colocar garrafas com a abertura para baixo”, lembra.
Ela diz que a queda nas notificações de arboviroses também é resultado do trabalho planejado e executado pelos agentes de endemias nos bairros. No acumulado de janeiro a dezembro, Itabuna soma 468 casos confirmados de dengue, 246 de chikungunya e 21 de zika vírus. A maior parte dos casos detectados foi descartada.
Os agentes de endemias vêm fazendo um trabalho de pulverização costal diário nos bairros onde moradores denunciam terrenos e casas com possíveis focos do mosquito. Em locais como borracharias, terrenos baldios, galpões e pátio de ferros-velhos as visitas são frequentes, pelo maior risco de ter criadouro.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
