Coelba elimina gatos no sul da Bahia
A Neoenergia Coelba identificou e removeu mais de duas mil ligações irregulares em Itabuna e Ilhéus em 2022. Em média, a distribuidora atuou em seis situações por dia na cidade. No total, foram recuperados 3,6 milhões de quilowatt/hora de energia, o que seria suficiente para abastecer 30 mil residências durante um mês.
Quando comparado com 2021, a quantidade de ligações clandestinas removidas aumentou 15%. A Coelba fez mais de 7 mil inspeções em 2022. As ações de campo complementam o trabalho de inteligência da empresa, que vem investindo em novas tecnologias e equipamentos para aumentar a assertividade das operações.
“A distribuidora adquiriu drones e equipamentos que incrementaram o nosso poder de identificar, previamente, possíveis alvos. Em toda a Bahia realizamos, ainda, a substituição de 175 mil medidores, que ajudam a inibir a prática ilegal do furto de energia”, destaca o gerente de Gestão da Receita Rodrigo Almeida.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a 8 anos de reclusão pela prática ilegal. Em 2022, a Neoenergia Coelba e as Polícias Civil e Militar realizaram 108 operações em conjunto no Estado, resultando na condução de 21 pessoas à delegacia.
Os responsáveis pelas unidades flagradas com a fraude, mesmo que não estivessem no local no momento da inspeção, responderão a um inquérito policial. A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
