CCZ intensifica mutirões em Salvador

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Salvador promove, nesta terça-feira e na quinta, mutirões de combate ao Aedes aegytpti no Imbuí e na Boca do Rio. Realizados em parceria com a Limpurb, eles mobilizam dezenas de agentes de combate às endemias.

Eles seguem colocando em prática uma série de medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya. O mutirão no Imbuí será iniciado na rua da Bandoleira (bate facho). Ele seguirá na quinta-feira na rua Manoel Ribeiro (alto do sossego), na Boca do Rio.

De acordo com Isolina Miguez, coordenadora do CCZ, o órgão está intensificando as visitas domiciliares e estimulando mutirões de limpeza para remoção de criadouros, visando a redução dos índices de infestação do mosquito, além das visitas diárias dos agentes em todos os distritos sanitários de Salvador.

“São mutirões para realização de inspeção e tratamento com uso de larvicida, orientando a população sobre o descarte de depósitos existentes no intradomicílio, tendo como parceiros o apoio da equipe da LIMPURB, com suporte humano, de máquinas e veículos para a realização desta atividade em conjunto com o CCZ”, explica.

Conforme Andréa Salvador, diretora de Vigilância à Saúde da SMS, os mutirões são ações importantes de combate ao Aedes, mas “toda a população precisa evitar o armazenamento inadequado de água e aproveitar a visita dos agentes e reproduzir o que eles realizam".

"Nas visitas domiciliares o CCZ. além de realizar a inspeção, promove ações educativas e, caso haja foco que não possa ser eliminado, aplica o larvicida. Nas localidades onde foram registradas pessoas com dengue, zika ou chikungunya os agentes realizam também o bloqueio espacial com aplicação de inseticida”.

Ela destaca que “o CCZ promove um trabalho de conscientização contínua junto à população, com a utilização de materiais educativos, rodas de conversas e escuta sensível, para orientar a população sobre os riscos à saúde devido a presença do mosquito e a forma de eliminá-los".

16:18  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro