BC já liberou as consultas pelo SVR

Voce já pode conferir se tem dinheiro esquecido nas contas de banco ou crédito de antigas contas de cartão usando o Sistema de Valores a Receber. Basta colocar seu CPF e a data de nascimento e o site informa se existe algum crédito, Em caso positivo, a pessoa cadastra a conta onde quer receber.

Caso concorde em autorizar o acesso do Banco Central, o próprio sistema lista suas contas bancárias para que escolha uma para o depósito, que é feito em até 12 dias. O SVR ganhou uma função adicional, que permite conferir e receber valores de parentes já falecidos.

A consulta vale também para empresas, mas o recebimento de valores só pode ser feito por quem já tem uma conta do site gov.br. Se não tem, pode criar uma de forma rápida e prática. A busca pelo dinheiro esquecido é feita a partir do saite valoresareceber.bcb.gov.br

As consultas foram reabertas em 28 de fevereiro e até o último domingo 19,7 milhões de consultas haviam sido feitas. Desse total, 5,5 milhões têm quantias a receber. Segundo o BC, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber.

O sistema tem novidades importantes, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no Whatsapp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR. Também há uma sala de espera virtual, que permite que todos os usuários façam a consulta no mesmo dia.

Além dessas melhorias, há a possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informa a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.

Também há mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares pede o resgate de um valor esquecido, o outro, ao entrar no sistema, consegue ver as informações: como valor, data e CPF de quem fez o pedido.

A nova fase do SVR incluiu fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado. Foram acrescentadas contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução. Com Abr

16:45  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro