Bahia entrega plano para as ferrovias
O secretário de Planejamento da Bahia, Cláudio Peixoto, manteve um encontro com o secretário especial do Programa de Parceria de Investimentos do Governo Federal, Marcus Cavalcanti, nesta quinta-feira. Ele entregou os documento do Plano Estratégico Ferroviário da Bahia.
Resultado de um estudo contratado à Fundação Dom Cabral, o PFB é uma iniciativa conjunta da Seplan com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. O principal desafio é a necessidade de aumentar a competitividade do setor mineral baiano, terceiro maior produtor do país, resolvendo os entraves de transporte.
Entre as propostas do plano estão a criação de novos ramais ferroviários e a implantação da carga geral, que permite a circulação de diversos tipos de mercadorias, como combustíveis, alimentos e bebidas. Outro ponto é a necessidade de construção e reforma da malha ferroviária existente.
Hoje, o estado não segue o padrão usado em grande parte do país, dificultando o deslocamento das cargas entre ramais ferroviários da Bahia e outros locais. Cavalcanti informou a Peixoto que sua equipe técnica vai avaliar o documento e acredita que uma boa parceria será possível.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
