Sesab fará testagem HIV no Carnaval
A Secretaria de Saúde da Bahia vai oferecer testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais durante o Carnaval de Salvador, já a partir desta sexta-feira, em dois postos, na Avenida Centenário, na Barra, e na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina.
No interior, um posto de testagem será instalado em Porto Seguro, na Passarela do Descobrimento. Todos vão funcionar até o último dia de carnaval, abrindo sempre às 16 horas. Além dos testes, serão distribuídos preservativos masculinos e femininos e material informativo sobre infecções sexualmente transmissíveis.
Os postos ainda vão oferecer aconselhamento e encaminhar quem testar positivo para tratamento gratuito. As equipes são formada por assistentes sociais, enfermeiras, farmacêuticos, psicólogos, médicos, biomédicos, fisioterapeutas, sanitaristas, motoristas e assistentes administrativos, totalizando 72 profissionais.
Os foliões que residem em Salvador e testarem positivo para HIV ou hepatite já sairão do posto com uma consulta agendada nos serviços especializados e garantia de tratamento. Os que residem em outras cidades serão orientados a procurar o serviço de atenção básica de seu município.
Aproximadamente 1 milhão de preservativos devem ser distribuídos pela Sesab nos 5 dias de folia nos dois circuitos, com o intuito de alterar um cenário nacional onde apenas 50% das pessoas usam camisinha nas relações ocasionais. E ela é a melhor defesa contra o HIV.
A Sesab destaca que ter o HIV não é a mesma coisa que contrair AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas nem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho.
Na Bahia, foram notificados 2.480 casos de HIV adulto em 2021 e outros 2.664 casos em 2022. Já os casos de AIDS tiveram 1.145 registros em 2021 e mais 1.179 em 2021. Entre as ISTs, a sífilis adquirida é a que tem o maior número de notificações no estado: foram 8.079 casos em 2021, e 8.778 em 2022.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
