Salvador se prepara para mais chuvas

A Secretaria de Saúde de Salvador vai ampliar a participação da pasta na Operação Chuva 2023, que será iniciada no próximo mês. Houve reunião entre a titular da SMS, Ana Paula Matos, a assessora chefe Edriene Teixeira, a diretora de Atenção à Saúde, Zaida Melo, e o diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.

Eles debateram estratégias e definiram novas formas de atuação na ação conjunta. A Operação Chuva, coordenada pela Codesal, acontece anualmente entre março e junho, quando são registrados os maiores volumes de chuvas na capital, e é dividida em duas etapas, uma preparatória e outra de alerta.

Conforme Ana Paula, a SMS irá atuar nas duas fases. “A Operação envolve um conjunto de obras e medidas voltadas a ações preventivas, reunindo diversos órgãos da administração municipal. Acredito que ao nos prepararmos antecipadamente, seguiremos logrando êxito com as ações de cuidado com a vida".

"Neste ano, a participação da Saúde será ainda mais consistente: reforçaremos a vacinação dos técnicos e dos moradores afetados, intensificaremos também as atividades de combate às arboviroses e leptospirose, capacitaremos equipes e as colocaremos de prontidão em todo período”.

Outros setores estarão envolvidos, a exemplo da Vigilância de Saúde Ambiental, com o monitoramento da qualidade da água e dos abrigos provisórios que, porventura, venham a ser montados. Serão feitos trabalhos educativos sobre doenças e limpeza de reservatório de água.

A assistência à saúde para os casos de urgência e emergência também receberá atenção especial. “Salvador está mais segura em relação aos problemas causados pelas chuvas, mas não está imune. Nosso desejo é de que não tenhamos desastres ou ocorrências graves, principalmente de riscos à vida".

A Defesa Civil mantém plantão 24 horas e atende as demandas da população pelo telefone gratuito 199, enquanto o Serviço do Samu 192 está à disposição dos munícipes durante 24 horas, por meio do telefone igualmente gratuito 192.

19:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro