Itabuna tem quatro mil alunos a menos

A suspensão das aulas ordenada pelos prefeitos e governadores se provaram inúteis e prejudicaram o futuro de milhões de crianças. As pessoas abaixo de 19 anos responderam por apenas 1% dos casos de Covid, mas a falta de aulas por dois anos arruinou a educação e gerou retrocesso de 20 anos no setor.

Uma consequência foi a evasão escolar, com muitas crianças e adolescentes desistindo da escola depois de passar dois anos sem ela. Fizeram outros planos. Em Itabuna, por exemplo, ainda existem 2.500 vagas nas escolas que não foram preenchidas nas 89 escolas municipais.

Além delas, a Secretaria da Educação não conseguiu preencher outras 2.500 vagas para a Educação de Jovens e Adultos. Em 2019, Itabuna tinha 22.840 crianças matriculadas no Ensino Fundamental. Hoje, por enquanto, tem apenas 18 mil, quatro mil a menos que há 4 anos. No EJA, eram 3.777 estudantes em 2019.

As matrículas na rede municipal podem ser feitas até 30 dias depois do início das aulas, que começam em 2 de março. O diretor de Planejamento Waldeck Luz informou que até o dia 3 as matrículas eram em 10 postos informatizados. A partir de agora, elas podem ser feitas em quaquer escola.

Algumas escolas já esgotaram as vagas, como o Imeam, mas a secretaria de Educação vai colocar o novo aluno na escola mais próxima de sua residência. Waldeck acrescenta que ainda existem vagas também nas Creches-Escolas Lúcia Oliveira e Santa Maria Goretti, que atendem alunos de 2 a 5 anos.

No segmento dos anos iniciais do Ensino Fundamental (6 º ao 9º ano) algumas escolas, como o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC Jorge Amado), no Jardim Primavera, ainda têm vagas. Já nas escolas Esperança e Só Amor Constrói, no bairro Santo Antônio, elas estão esgotadas.

17:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro