História do rádio passa por Itabuna

Hoje é o Dia Mundial do Rádio e um pedaço importante dessa história, de mais de 100 anos, aconteceu no sul da Bahia, em Itabuna. Foi aqui que o rádio estreou no mundo digital, quando a Morena FM lançou o primeiro programa 100% digital, o Expresso 98, feito com CDs importados.

Isso foi em dezembro de 1990 e nove meses depois, em 21 de setembro, a Morena FM se tornava a primeira rádio da América Latina a ter uma programação 100% com som digital, tanto de músicas quanto de comerciais. A inovação só foi igualada dois anos depois, pela Manchete FM, de São Paulo.

Estudos feitos no mundo todo mostram que o rádio continua sendo o meio de comunicação mais usado, agora reforçado por mais opções de acesso, como no celular, por aplicativo ou em sites. A internet acabou com as fronteiras e toda rádio passou a ser mundial, com ouvintes em dezenas de países.

Porém, a Unesco destaca outra caracaterística do rádio, o de ser a única mídia capaz de atuar durante desastres, mesmo sem energia elétrica nem telefone. O fato de ser sintonizado em aparelhos a pilha ou num celular permite manter a comunicação em calamidades, pandemias e guerras.

"O rádio traz informações privilegiadas, de segurança, e acaba sendo o único meio de comunicação. Estamos falando de cenários sem luz elétrica, e o rádio consegue chegar por funcionar à pilha. O rádio salva vidas", afirma Adauto Soares, coordenador de comunicação da Unesco no Brasil.

18:27  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro