Empresários baianos estão pessimistas
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia apontou nova queda do índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado. Com o novo governo paralisado e ameaças de retrocessos, o Indicador de Confiança do Empresariado Baiano caiu para -191 pontos em janeiro.
Segundo a SEI, esse é o menor patamar de confiança dos empresários baianos desde junho de 2021, no auge das medidas do Governo Estadual, que fechou todas as empresas, quando o índice desceu a -210 pontos. O pessimismo estava menor até novembro. Depois da eleição,m só tem piorado.
Em dezembro estava em -87. O pessimismo atingiu todos os setores analisados, Agropecuária, Indústria, Serviços e Comércio. O grupo menos confiante é o de Serviços, com -231 pontos, seguido do Comércio. Os empresários esperam grandes pioras no crédito, juros e PIB estadual.
Desde que foi eleito, o governante Luiz Inácio, do PT, tem ameaçado acabar com as conquistas dos últimos anos na área trabalhista e tributária. Suas declarações derrubaram a Bolsa de Valores, fizeram investidores abandonarem o país e elevaram as previsões para a inflação. A do PIB despencou para menos de 0,8%.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
