Doe sangue antes de viajar no feriado
O carnaval traz dois efeitos idejesáveis para a rede de saúde, a queda no número de doadores de sangue e o aumento brutal da necessidade dele. Por isso, os Bancos de Sangue do sul da Bahia estão apelando a seus doadores que façam uma coleta antes de sair em viagem no feriadão.
O Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, aderiu à campanha “Chame gente. A Hemoba precisa de todos”, da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, que tenta conscientizar as pessoas da necessidade de doar sangue, em especial nos feriadões e festas, que aumentam os acidentes e cirurgias.
O médico Alfredo Boa Sorte Júnior, que chefia a Agência Transfusional do HRCC, lembra que a demanda por sangue é rotineira, parte da vida hospitalar, mas aumenta muito durante períodos de festa. "A sensibilização que resulta no ato de doar pode manter os nossos níveis seguros e salvar vidas”, diz.
A coleta para o HRCC funciona na Rua Dom Manuel Paiva, a Ladeira do Café, perto do Instituto Nossa Senhora da Piedade. Mas Itabuna também sofre com o estoque baixo de sangue durante o ano, agravado em feriados longos como o do Carnaval. Com ou sem festa, a demanda aumenta muito.
Além das cirurgias para pacientes de mais de 100 municípios, o Hospital de Base, por exemplo, é o destino de todos os acidentados na BR-101 no sul da Bahia. Os hospitais Calisto Midlej Filho e Manoel Novaes também precisam de uma grande quantidade de sangue.
As doações podem ser feitas m anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, no Pontalzinho. Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, com mais de 50 quilos e saudável pode doar sangue e salvar vidas. É preciso levar a identidade e evitar álcool, fumo e alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
