Desmatamento já é recorde para o mês
Depois de passar anos denunciando a "destruição da Amazônia", o PT está calado sobre os primeiro resultados sob responsabilidade do governo de Luiz Inácio Lula. Fevereiro nem terminou ainda e o desmatamento já bateu o recorde de todos os tempos para o mês.
Os dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) desta sexta-feira mostram que 209 km² foram desmatados até 17 de fevereiro, a maior marca para o mês em toda a série histórica. O Inpe disponibiliza às sextas-feiras os dados da semana anterior. Os números de fevereiro serão fechados na próxima semana, em 3 de março.
O monitoramento é feito pelo sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares, alertando tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação, com extração ou queimadas.
O maior desmatamento já registrado na Amazônia aconteceu no primeiro governo de Lula, quando Marina Silva era a ministra do Meio Ambiente. A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e inclui nove Estados, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
De acordo com os dados do Inpe, os Estados que mais desmataram em fevereiro foram o Mato Grosso, com 129 km², o Pará com 34 km² e o Amazonas, com 23 km². Com Oeste.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
