Doadores de sangue serão barrados

A partir desta quinta-feira, quem for doar sangue nos pontos de captação do Hemoba, terá que apresentar comprovante de que tomou as três doses da vacina. A medida vale para doadores de sangue e cadastro de medula óssea. Quem não tiver o "passaporte" da vacina será barrado.

O estado alega que a medida "visa conter o avanço do coronavírus na Bahia", mas ela foi tomada sem qualquer base científica. Estudo publicado na revista científica The Lancet mostrou que pessoas vacinadas transmitem o virus na mesma intensidade dos não vacinados. Leia mais aqui.

Ou seja, a presença de pessoas não vacinadas num recinto não afeta em nada a transmissão do virus. Apesar disso, o Governo do Estado preferiu ignorar a ciência para impor a mais de 3 milhões de baianos a perda de direitos como o de doar sangue ou tirar carteira de motorista.

A restrição pode afastar doadores justamente no período de maior demanda para sangue e derivados, por causa das festas de final de ano e aumento do fluxo de veículos nas estradas. Segundo o Hemoba, neste período acontece uma redução considerável no comparecimento de doadores, enquanto aumentam os acidentes.

É necessário comprovar duas doses da vacina ou dose única, para o público geral, a depender do imunizante utilizado. No caso de adolescentes, uma dose, respeitando o prazo de agendamento para a segunda. Será exigida a terceira dose ou reforço da vacina para o público alcançado por esta etapa da campanha de imunização contra a Covid.

20:17  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm