Vacinados também transmitem o virus

Os governadores que estão adotando restrições para os não vacinados e um passaporte de vacinação partem de um princípio errado, segundo um artigo publicado na revista científica The Lancet em novembro. Ele está neste link: https://www.thelancet.com/journals/lanepe/article/PIIS2666-7762(21)00258-1/fulltext

O estudo diz que os cientistas esperavam que as altas taxas de vacinação reduzissem a transmissão do virus, diminuindo o número de fontes possíveis de transmissão, além dos efeitos da doença. Os dados mostram, no entanto, que o número de vacinados que contraíram Covid está aumentando.

Isso, mesmo com vários países já tendo imunizado totalmente mais de metade da população. No Reino Unido, por exemplo, o artigo mostra que a taxa de vacinados que contraíram o coronavírus em casa (25%) ultrapassou a dos que não se vacinaram e que também pegaram o virus em suas residências (23%).

Na Alemanha, a taxa de casos sintomáticos da covid-19 entre os totalmente vacinados é registrada semanalmente desde 21 de julho. Ela era de 16,9% nesta data, entre pacientes acima de 60 anos. “Essa proporção está aumentando e já era de 58,9% em 27 de outubro".

"O relatório fornece evidências claras da crescente relevância dos totalmente vacinados como possível fonte de transmissão”, ressalta a The Lancet,q eu fez uma advertência aos governantes que querem separar vacinados e não-vacinados como forma de impedir a trasnmissão.

“Muitos tomadores de decisão assumem que os vacinados podem ser excluídos como fonte de transmissão. Parece ser uma negligência grosseira ignorar a população vacinada como uma possível e relevante fonte de transmissão ao decidir sobre medidas de controle de saúde pública.”

O artigo da revista The Lancet joga uma nova luz na discussão sobre o "passaporte da vacina" que muitos governos pretendem adotar, criando duas classes de cidadãos. A exigência de um comprovante de vacinação pressupõe que vacinados estão imunes ao novo coronavírus, o que vai na contramão do que mostra o artigo. Com Revista Oeste.

21:42  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm