HRCC recebe capacetes de oxigenação

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, recebeu 13 capacetes de oxigenação não invasiva para atender vítimas da covid-19. Os capacetes foram enviados pela Secretaria de Saúde da Bahia e podem evitar a intubação de pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A fisioterapeuta Alana Farias, coordenadora de Fisioterapia de Covid do HRCC, ressalta que o capacete liga o paciente ao aparelho de ventilação mecânica ou a um fluxo de oxigênio com pressão. “O objetivo é que o ar chegue ao paciente de forma não invasiva, diferente da intubação, que necessita do tubo orotraqueal”.

O jornal A Região fez uma entrevista exclusiva com Guilherme Thiago de Souza, diretor geral da Life Tech Engenharia Hospitalar, o criador do BRIC (Bolha de Respiração Individual Controlada), nome original do equipamento, no Brasil. Guilherme conta as pesquisas e a trajetória até chegar ao equipamento final.

O BRIC envolve a cabeça inteira do paciente e é vedado com um colar de silicone no pescoço. A vantagem é que não permite a propagação do vírus no ambiente, lembra Alana. “Sua vedação evita grande quantidade de vazamento de gás e ainda é possível colocar um filtro antiviral na saída de ar".

De acordo com a fisioterapeuta, pela avaliação diária da equipe médica e da fisioterapia, é possível evitar ou reduzir uma intervenção invasiva com alto risco. “Também reduzimos a necessidade do uso de medicações que já estão começando a ter falta no mercado mundial”.

18:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm