Oito municípios têm óleo nas praias

Um relatório inédito aponta que 192 km de praias do sul da Bahia estão contaminadas com óleo. A ONG Grupo de Amigos da Praia compilou todas as denúncias vindas de moradores de oito cidades e apresentou o documento aos órgãos públicos nesta semana.

Fotos, vídeos e áudios recebidos pelo GAP mostram placas de óleo calcificado de norte a sul de Ilhéus, Una, Canavieiras, Uruçuca, Maraú, Cairu, e Itacaré. Ainda não é possível saber se o óleo é o mesmo do desastre de 2019. Amostras foram coletadas e estão sendo analisadas pela Marinha.

O maior número de denúncias ocorreu na Praia da Avenida, em Ilhéus, com pequenas pelotas em toda a linha de maré, que podem ser ingeridas por peixes e tartarugas, provocando contaminação na cadeia de alimentação e afetando os humanos, além da morte dos animais.

O presidente do GAP, Gabriel Macedo, comanda um mutirão de limpeza, principalmente em áreas de desova de tartarugas, e mantém a pressão sobre os órgãos públicos. Ele espera que alguém invente uma maneira mecanizada de retirar o óleo, já que o processo manual é extremamente lento.

"Atualmente tudo é feito na mão, da forma mais tosca e artesanal possível. O voluntário fica uma hora no sol catando óleo e cansa muito, é preciso usar máscara, pois o óleo é contaminante. Imagina o trabalhador ficar exposto ao sol por oito horas diárias, além da exposição ao óleo bruto. É altamente insalubre a atividade".

O Gap conta somente com voluntários da comunidade. A Prefeitura de Ilhéus anunciou a chegada de um grupo de 150 homens para reforço, mas eles nunca vieram. "Mesmo assim, isso representaria um homem para 1.200 metros de praia, ou seja, é insuficiente", explica.

19:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm