Cooperativas expoem na e-Agro Bahia
Doze cooperativas baianas da agricultura familiar participam da e-Agro Bahia, uma feira de inovação, tecnologia agropecuária e geração de negócios. Ela acontece no Centro de Convenções de Salvador até este sábado. As organizações estão apresentando seus trabalhos e produtos em balcões na área de expositores.
Entre os produtos, chocolates, iogurtes especiais, frutas desidratadas, derivados de milho não-transgênico e de mandioca. O secretário de Desenvolvimento Rural do estado, Jeandro Ribeiro, participou da abertura do evento, que aconteceu nesta quinta-feira.
“É uma experiência de intercâmbio de tecnologias da agricultura familiar com a agricultura convencional e mostra, claramente, que a agricultura familiar da Bahia está em condições de igualdade, com a riqueza dos produtos e o que está no evento é uma pequena amostra do nosso potencial".
"Essa diversidade estará presente na 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece de 13 a 18 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador”, lembra o secretário.
O evento começou com a palestra ‘A importância da rotulagem para o produto’, ministrada pelo coordenador de Inteligência de Mercado do Bahia Produtiva, Aldir Parisi. Nesta sexta, as cooperativas participaram de rodadas de negócios, com compradores e fornecedores indicados pelas equipes do Sebrae e Bahia Produtiva.
O gerente comercial da Bahia Cacau, marca dos produtos da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), de Ibicaraí, Josivaldo Dias, afirmou que a rodada de negócios foi muito positiva. “Conversamos com algumas empresas de Salvador e já fechamos uma venda".
A gestora da Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Diamantina (Coopchapada), de Ibicoara, Irene Lima, diz que a rodada “foi excelente. Conversei com duas empresas que se mostraram interessadas, inclusive uma grande rede de mercados que poderá comprar em grandes quantidades”.
O representante da Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e região (Cooperbac), Eraldo Bispo, destacou que o evento é mais um importante espaço para divulgação e comercialização dos cafés. "Essa rodada de negócios é importante, porque a gente consegue manter o diálogo diretamente com os compradores".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
