Neto: 'pequenas cidades são ignoradas'

O candidato a governador da Bahia ACM Neto afirmou que os menores e mais pobres municípios terão, a partir de 1° de janeiro, um governador, já que a gestão petista não conseguiu, em 16 anos, resolver os problemas mais básicos nessas cidades. Neto esteve em Pedro Alexandre e Novo Triunfo, cidades de 16 mil habitantes cada.

"Quem olha para Novo Triunfo vê que aqui não tem governador. E vê que é preciso uma atenção maior do estado. A gente precisa mudar de vez por todas essa realidade. O que o povo baiano quer é mudança, isso é claro. Se não fosse verdade, a gente não juntaria tanta gente assim numa praça às 16h de uma quarta-feira".

Neto citou o projeto G-100, que está no seu plano de governo. Ele prevê uma série de ações coordenadas nas áreas de saúde, saneamento, educação e emprego nos 100 municípios mais pobres da Bahia, aqueles com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). A ideia é gerar impacto imediato.

"Normalmente, os governantes priorizam os grandes centros, focam em trabalhar pelas grandes cidades, porque é onde têm mais votos. Mas tenham certeza que Novo Triunfo será um dos primeiros municípios a passar pelas ações coordenadas do G-100", disse.

"Faltam 11 dias para as eleições, e alguns jornalistas questionaram a minha agenda de campanha desta semana. O que ACM Neto vai fazer em Novo Triunfo na reta final para as eleições? Ele poderia estar em Salvador, que tem 3 milhões de habitantes, poderia estar em Feira de Santana, que tem 700 mil. Faço questão de vir a Novo Triunfo antes do dia 2 de outubro porque a partir de 1° de janeiro essa cidade também terá um governador".

Neto disse que o grupo que está à frente da Bahia nos últimos 16 anos não demonstrou capacidade de resolver problemas graves dos menores municípios, como acesso à saúde e à educação e garantia de segurança pública. Outro grave problema, que faz os jovens deixarem estas cidades, é a falta de oportunidade de trabalho.

"Hoje, a Bahia é primeiro lugar no Brasil em número de pessoas desempregadas. Tem muitas cidades pequenas em que a atividade econômica é pequena. O povo depende dos salários da prefeitura, dos programas como Bolsa Família e Auxílio Brasil ou das aposentadorias. Nós precisamos trazer empregos para o interior".

Em Pedro Alexandre, o prefeito Yuri Andrade (PP) destacou que nenhum candidato a governador ou o próprio Rui Costa (PT) visitou a cidade nos últimos anos. “A nossa cidade precisa de atenção. Nunca tivemos um candidato a governador aqui, nem o governador, então isso mostra que ACM Neto tem compromisso com a Bahia".

18:58  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm