Câmara estranha um novo empréstimo
Durante a reunião das comissões, alguns vereadores de Itabuna, principalmente da base aliada, demonstraram incômodo com o projeto de lei em que o Executivo solicita autorização legislativa para tomar um novo empréstimo, de até R$ 30 milhões, junto à Caixa Econômica Federal.
O presidente da comissão de Legislação, Manoel Porfírio, que é o líder do Governo, anunciou que a comissão fará um estudo detalhado antes de escolher um relator. Para ele, o empréstimo na CEF tem justificativa muito parecida com à do financiamento autorizado em junho.
Trata-se da operação de crédito internacional, junto ao Fonplata, de 30 milhões de dólares. Sobre o estudo técnico do novo empréstimo, o vereador se disse preocupado com a capacidade de endividamento do município, cobrou diálogo e clareza do Executivo durante a tramitação da matéria.
Líder da bancada do PSD, mesmo partido do prefeito Augusto Castro, o vereador Francisco Santos ensaiou interromper a tramitação do projeto nas comissões técnicas com pedido de vista. Mas a manobra regimental só pode ocorrer depois da indicação da relatoria.
Francisco também alegou que é preciso ter informações sobre o andamento do Fonplata, antes de iniciar a discussão sobre o financiamento da Caixa. Nos dois casos, a Prefeitura diz que o dinheiro é necessário para urbanização, recupertação e ampliação de serviços nos bairros.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
