Porto Seguro terá mutirão de glaucoma
No dia 28, moradores de Porto Seguro com mais de 35 anos vão poder participar do primeiro Projeto Olhar do Futuro, com serviços oftalmológicos gratuitos. A ação visa fazer uma triagem para o glaucoma e a retinopatia diabética, as duas principais causas de cegueira no mundo.
Com o apoio do DayHORC, o evento será realizado no Senac, das 8h às 13h. “O mutirão, que acontece no Maio Verde (mês de combate ao glaucoma), vai oferecer aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, avaliação da pressão intraocular e avaliação do fundo de olho”, diz a idealizadora Cristiame Calheiros.
Ainda de acordo com a médica, especialista em glaucoma, no dia serão distribuídas senhas e o atendimento será por oftalmologistas voluntários. A expectativa é de que cerca de 500 pessoas sejam beneficiadas. Para ser atendido, basta levar o RG.
O Projeto Olhar do Futuro conta com o apoio de 14 empresas e o patrocínio da Oftalmoluz e Óticas Carol. Ele tenta ajudar num problema que, segundo a Organização Mundial da Saúde, vai atingir mais de 111 milhões de pessoas em 2040, o glaucoma. No Brasil, ela atinge mais de 900 mil indivíduos, segundo o Ministério da Saúde.
“Existem vários tipos da doença, sendo o glaucoma primário de ângulo aberto o mais comum. Pelo fato de ser uma doença silenciosa, na maior parte das vezes o paciente não sente dor, coceira, ardência ou qualquer incômodo visual. Outro tipo é o glaucoma de ângulo fechado".
"Neste, a pressão intraocular eleva-se mais rapidamente, podendo levar a sintomas como dor ocular e cefaleia. Caso não tenha o tratamento adequado e em tempo hábil, pode levar à cegueira total”, explica Cristiame, reforçando a importância do check-up oftalmológico anual.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
