Índios bloquearam estrada em Ilhéus

Um protesto, na manhã desta quarta-feira, bloqueou a BA-001 perto de Águas de Olivença. A barreira foi montada por índios e o blog do Gusmão apurou, junto ao vereador Claudio Magalhães, que a reclamação é pela péssima condição da estrada vicinal de acesso a Acuípe do Meio e Acuípe de Cima, onde eles moram.

Um carro da Secretaria Especial de Saúde Indígena quase tombou na buraqueira, mostrando que os índios têm razão. O problema dificulta que os índios sejam atendidos de forma satisfatória pela entidade. Outra reclamação é contra as empresas Viametro e São Miguel.

As duas retiraram os ônibus que atendiam as comunidades pela manhã e à tarde. O descaso dificulta a vida das duas comunidades, que ficam ilhadas. Não é a primeira vez em que os índios protestam fechando a estrada, nem será a última, porque a Prefeitura promete, mas não resolve os problemas.

As queixas são recorrentes, sobre estradas em péssimo estado e falta de transporte. No dia 21 de março, outro grupo bloqueou a BA-001 em frente à cabeceira do Aeroporto Jorge Amado, reclamando da estrada de acesso à Sapucaeira. Para liberar a rodovia, o governo Marão prometeu melhorar o acesso.

O serviço foi iniciado, mas a prefeitura não jogou cascalho e a estrada continua virando mar de lama quando chove e poeirão com buracos quando o tempo está firme. Os índios já falam em fazer uma nova manifestação se a prefeitura não cumprir suas promessas.

20:20  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm